Existem casos em que o Rei deve lutar contra 2 peões separados; nestes casos a regra da "casa flutuante" é considerada bem útil.
Se um quadrado cujos dois vértices são ocupados por peões (na mesma fileira) atinge a borda do tabuleiro, então um desses peões devem ser promovidos.
Se o quadrado não atinge a borda do tabuleiro, então o rei pode segurar os peões.
Se existirem duas colunas entre os peões, o rei pode capturar ambos e se a distância entre eles for maior, ele só pode impedir seus futuros avanços.
Se um quadrado cujos dois vértices são ocupados por peões (na mesma fileira) atinge a borda do tabuleiro, então um desses peões devem ser promovidos.
Se o quadrado não atinge a borda do tabuleiro, então o rei pode segurar os peões.
Se existirem duas colunas entre os peões, o rei pode capturar ambos e se a distância entre eles for maior, ele só pode impedir seus futuros avanços.
O quadrado atinge a borda do tabuleiro, logo, um dos peões irá se promover, independente de quem seja a vez de jogar:
1...a4 2. Rb4 e4 3. Rxa4 e3-+
Vamos colocar agora os peões em a6 e e6:
O quadrado agora atinge apenas a 2a fileira, e o resultado se torna um empate! De fato, 1...a5? deve ser ruim, pois 2. Rb5 e5 3. Rxa5+-; e 1...Rh6? 2. Rd6! a5 3. Rxe6 a4 4. Rf7 a3 5. g7 a2 6. g8=D a1=D 7. Dg6++.
As negras devem jogar:
1...Rf6 2. Rc6 (mas não 2. Rb6? e5 3. Rc5 a5 -+) 2...Rg7 (2...e5 3. Rd5 a5 4. g7 Rxg7 5. Rxe5= também é possível) 3. Rc5=.
No diagrama abaixo o quadrado não atinge a borda do tabuleiro e a distância entre os peões é mais desfavorável ainda: 2 colunas. Isto significa que os peões estão perdidos, independente de quem seja a vez de jogar:
1. Ra4 d4 2. Rb3 Rh6 3. Rc4 a4 4. Rxd4+-
Três peões conectados:
É difícil para o rei lutar contra três peões conectados entre si. Não há chances para o rei se o adversário possuir alguma jogada de espera, caso contrário, a situação de recíproco Zugzwang irá acontecer:
Três peões conectados:
É difícil para o rei lutar contra três peões conectados entre si. Não há chances para o rei se o adversário possuir alguma jogada de espera, caso contrário, a situação de recíproco Zugzwang irá acontecer:
As brancas jogam e ganham:
1. Rb1!! (1...b3 2. Rb2 +-)
(1...a3 2. Ra2 c3 3. Rb3+-)
(1...c3 2. Rc2 a3 3. Rb3+-)
Qualquer outro primeiro lance das brancas resulta em vitória das negras.
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